Quando empresas suspendem o suporte de um programas descontinuados: deixam de se responsabilizar em oferecer apoio técnico, assim como também não têm mais obrigação de disponibilizar atualizações – seja para correção de bugs (novos ou antigos), ou melhorias de segurança.  

Por que é tão importante atualizar 

Essas ferramentas, ao terem o suporte suspendido, também deixam de acompanhar o avanço no desenvolvimento de malwares, resultando em uma maior vulnerabilidade para invasões. O criminosos atuam quando uma falha ou vulnerabilidade é descoberta e passam a desenvolver códigos maliciosos. No caso, equipamentos que contém um programa desatualizado/descontinuado tornam alvos mais fáceis para invasões.  

Programas atualizados são essenciais para garantir a segurança. 

Desenvolvedores diariamente buscam por falhas e brechas de segurança em seus programas descontinuados. Quando elas são identificadas, desenvolvedores eliminam e disponibilizam atualizações necessárias para minimizar o risco de invasões. 

Caso ignore-se as atualizações/mudanças no programa, o risco é de: 

  • Dados corrompidos; 
  • Alterações no comportamento das ferramentas; 
  • Quedas de sistema (que por sua vez, não apenas atrapalha, como pode resultar em perda de trabalhos); 
  • Porta de entrada para ataque. 

Além disso, empresas de software estão sempre em busca de melhorias para seus produtos, portanto programas recentes sempre são construídos de acordo com demandas da sociedade/mercado por meio de atualizações ou ferramentas novas.  

5 problemas que softwares desatualizados podem causar 

1- Porta de entrada mais fácil para ciberataques 

Como acontece: a maioria dos malwares são destinados a versões mais antigas de softwares exatamente para explorar vulnerabilidades que já foram corrigidas em versões novas. Como consequência, resulta-se: 

  • Na perda de dados; 
  • Em interrupções nos negócios; 
  • Vazamento de informações sigilosas.

     2- Perda de dados causados por falhas 

Perdas de dados podem ocorrer por desastres naturais, roubos de equipamentos, ou até mesmo exclusão acidental de arquivo. No caso dessas opções, para evitar que perdas ocorram, deve-se trabalhar com soluções de proteção por meio de backups, por exemplo.  

Softwares atualizados oferecem manutenção e melhorias para correção de possíveis erro. Também oferecem serviços de suporte que abrangem falhas de infraestrutura que podem contar com uma equipe técnica para estes programas.  

Além disso, a maioria das brechas causadas por ausência de softwares cujo funcionamento ainda possuem suporte. 

3. Bugs no sistema operacional 

Falhas de software pode causar perda e danificação de dados, uma falha também pode resultar em bug em todo o sistema operacional, que pode parar o programa e corromper registros.  

Com programas ainda com suporte, é possível contar com uma equipe para dar conta do problema.  

Nesse caso, prevenção é o melhor a se fazer, além disso com sistemas em funcionamento, os bugs são eliminados em menos tempo. 

 4. Queda de produtividade por baixa performance 

Softwares desatualizados também apresentam falhas quase imperceptíveis que impactam na produtividade, pois podem normalmente apresentam: 

  • Mau funcionamento; 
  • Lentidão; 
  • Reiniciação e programas fechando sozinhos. 

 5. Incompatibilidade 

Softwares sem suporte não são capazes de suportar certas tecnologias mais atuais, também deixam de conversar e integrar com outros, afinal, os fabricantes estão sempre criando novos recursos e melhores formas para um desempenho melhor. Softwares desatualizados/descontinuados deixam de possuir capacidade de conversar com algo mais recente.  

Sobre a GRVPPE 

 A GRVPPE é integradora de soluções para empresas de pequeno, médio e grande portes. Possuímos um portfólio completo para você realizar a atualização dos seus programas descontinuados com a segurança que sua precisa. 

Inicie agora mesmo a transformação da sua empresa com nossas soluções tecnológicas! Clique aqui para entrar em contato com um de nossos consultores e saiba mais!