Inteligência Artificial Ajuda Desaparecidos

Inteligência Artificial Ajuda Desaparecidos

A Microsoft em Parceria com a ONG Mães da Sé criam aplicativo com inteligência artificial para encontrar desaparecidos. Isto faz parte do programa AI for Humanitarian Action da Microsoft. Isto é uma iniciativa da empresa para ajudar a resolverem  questões humanitárias com tecnologia.

Para que isso seja possível, será desenvolvido uma nova solução. Este aplicativo terá o reconhecimento facial desenvolvido pela Mult-Connect para facilitar as buscas pelos desaparecidos. Além disso,  parcerias chave como delegacias, hospitais, prontos-socorros, albergues, entre outras.

A organização não governamental Mães da Sé já cadastrou mais de 10 mil pessoas em situação de desaparecimento e ajudou a encontrar 4.952. Com mais de 23 anos de história, sempre utilizaram fotos e imagens que facilitam as buscas.

A plataforma utiliza os serviços cognitivos, armazenamento em nuvem e inteligência artificial do Azure. Isto é, para funcionar o reconhecimento facial o usuário deve tirar uma foto, pois a fisionomia será comparada as imagens dos bancos de dados da ONG. Por fim, o aplicativo apontará as características compatíveis físicas como cor da pele, cabelo e olhos.

O investimento do programa será de US$ 40 milhões. A princípio tem como objetivo aproveitar o máximo de poder da inteligência artificial como ajuda para situações como desastres, recuperação, proteção de crianças, refugiados e pessoas deslocadas. Além disso, o programa contará com ajuda de ONGs selecionadas.

Este programa faz parte da iniciativa AI for Good, que no decorrer de cinco anos investirá US$ 115 milhões nos programas AI for Earth, AI for Accessibility e AI for Humanitarian Action.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *