Business Intelligence e Big Data são conceitos que fazem o uso de dados para auxiliar na tomada de decisões mais aprimoradas. No entanto, apesar das semelhanças, são processos distintos.

Neste post abordamos as diferenças entre ambos e como a uni-los pode contribuir para estratégicas empresariais aprimoradas.

 Big Data

O termo refere-se à pratica de gerar, capturar e processar grandes quantidades de dados de forma contínua. Entre suas características principais pode-se citar o que os autores chamam de “Três Vs”:

  1. Volume: por abranger dados gerados por clientes, colaboradores e fornecedores a partir de diversos programas e aplicativos, o Big Data é formado por uma grande quantidade de arquivos, a qual tende a crescer cada vez mais.
  2. Variedade: os dados existem em formatos diversos, que por sua vez estão sempre em surgimento. Entre os existentes, pode-se citar: fotos, textos, áudios, vídeos etc.
  3. Velocidade: por sempre estar em atualização e expansão, a consulta aos dados ocorre em tempo real.

Por conta desses fatores, é preciso compreender quais os dados gerados pelas empresas e qual o significado deles. Para isso, usa-se o chamado Big Data Analytics.

Big Data Analytics

Para adequarem-se à competitividade do mercado, empresas necessitam realizar tomadas de decisão de maneira ágil. Para isso, é vantajoso fazer o uso do Big Data Analytics, o processo sofrido pelo Big Data para examinar os dados coletados e descobrir informações como:

  • Padrões escondidos;
  • Tendências de mercado;
  • Preferência de consumidores;
  • Correlações desconhecidas.

Big Data: conclusão

Em suma, o Big Data tem como objetivo realizar a coleta de informações de empresas em tempo real – quando ainda são produzidas. Em relação à gestão, auxilia o gestor a refinar as perguntas necessárias para análise do negócio.

Business Intelligence

Business Intelligence (BI) são sistemas/programas os quais realizam a importação de fluxos de dados e os utilizam para gerar display que auxiliam na tomada de decisão.

Em oposição ao Big Data, o BI não necessariamente requer o uso de grande volumes de dados ou realiza a coleta em tempo real, pois usa o conhecimento que já está à disposição de gestores com o intuito de acompanhar e compreender os processos da organização.

Vantagens em unir Big Data e Business Intelligence

Business Intelligence e Big Data podem ser combinados por meio da coleta e filtragem de grandes volumes de dados – realizadas pelo Big Data –, para que seja utilizado o BI com o intuito de traduzir o que os dados significam.

Dessa forma, empresas de qualquer segmento tiram proveito de seus dados e consequentemente passam a possuir habilidades para:

  • Compreender o mercado, consumidores e a própria administração do negócio;
  • Antecipar tendências;
  • Engajar consumidores.

Ao apostar na utilização de Big Data e BI, você aposta no crescimento da sua empresa. A GRVPPE está capacitada para auxiliar nesse processo por meio de soluções que contêm o melhor de BI e Big Data Analytics!

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma integradora de soluções ERP e nosso compromisso é inovar sua empresa com tecnologias de ponta e excelência na prestação de serviços que oferecemos. Estamos capacitados para auxiliar sua empresa rumo ao futuro. Clique aqui para entrar em contato com um de nossos consultores e saiba mais!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *