Estamos em pleno 2020, o que quer dizer que com certeza você tem algum tipo de computador ou notebook, não é mesmo? Inclusive, para você estar aqui lendo estas palavras quase que automaticamente já quer dizer que você está usando algum dispositivo tecnológico (ou no mínimo alguém usou para levar o texto até você).

Como computadores e notebooks já são uma parte essencial do nosso cotidiano há algum tempo, é importante saber como cuidar deles e garantir seu bom funcionamento. Como todos sabem, é normal que eles sofram desgaste com o tempo, além de estarem sempre sujeitos a intempéries e acidentes.

Agora, alguns desses dispositivos são feitos com resiliência como uma de suas prioridades, e isso é evidente no caso de produtos com a certificação MIL-STD-810, como a linha de notebooks ThinkPad da Lenovo.

Aqui neste artigo vamos indicar alguns cuidados básicos que você deve ter com seu notebook, além de explicar o que é essa tal de MIL-STD-810 e porque é um ótimo sinal que o seu notebook, ou outro aparelho, venha com essa certificação.

5 dicas para o cuidado do seu notebook

Antes de passarmos para a certificação MIL-STD-810, resolvemos colocar nessa primeira parte algumas dicas básicas que já podem te ajudar bastante na hora de aumentar a vida útil do seu notebook. Vamos lá?

01. Cuidados com a Bateria: É muito comum que tenhamos algum tipo de problema com a bateria dos nossos notebooks, ou celulares, não é mesmo? O lado bom é que é muito simples de resolver isso, tendo alguns cuidados no uso do seu aparelho e em como e quando você faz para recarregá-lo. Aqui tem um artigo curto e muito interessante para te ajudar com isso.

02. Mantendo seu HD em bom estado: O HD, ou disco rígido, é a parte do seu notebook responsável por armazenar todas as informações do seu computador e é muito comum acabar tendo algum problema com ele. Para evitar que isso aconteça é importante realizar uma manutenção periódica através de softwares específicos para isso. Além disso, é sempre importante tentar não mover muito o seu notebook enquanto ele está ligado, pois micro impactos, até internos ao equipamento, podem acabar danificado o HD enquanto ele está trabalhando.

03. Cuidando do seu teclado: Nem todo mundo para para pensar sobre isso, mas você também precisa cuidar do seu teclado, ao não ser que queira que ele fique todo duro e vá perdendo sua responsividade.  A fórmula para evitar esse tipo de problema é simples: limpeza. Você pode usar equipamentos específicos para isso, como aspiradores para computador, mas eles não são estritamente necessários, um bom pincel ou escova de dentes já pode ajudar muito, além do ocasional clipes de papel ou cotonete para lugares mais difíceis de alcançar. Agora, lembre-se, sempre tenha cuidado ao limpar seu notebook!

Pincel limpando teclado

04. Manutenção da tela: A tela é a parte mais cara do seu notebook, ao ponto que se você quebrá-la pode acabar sendo mais fácil trocar o equipamento inteiro em vez de pagar pelo conserto dela.  Antes de mais nada, mantenha a tela do seu notebook em bom estado e limpa, cuidando desse aspecto periodicamente com um pano macio que não vá riscá-la. Para além disso, tente não colocar muito o dedo na tela, mesmo se ela for sensível ao toque, e também não vá apoiar objetos pesados sobre o seu notebook fechado, pois isso também pode acabar danificando a tela dele.

05. Evitando superaquecimento: Essa é uma das principais causas de problemas com o processador de notebooks. A primeira dica para ajudar com isso é usar o seu aparelho em superfícies lisas e que não abafem a ventilação, como panos ou toalhas. Além disso, é importante manter as saídas de ar do seu notebook limpas e se mesmo assim você ainda precisar ajudar a resfriá-lo, pode ser o caso de comprar um cooler externo.

Bom, esperamos que essas dicas todas tenham sido úteis, dá para ver que um pouco de limpeza e disciplina já ajuda bastante, né? Agora, ter um equipamento mais resistente também é outra grande vantagem na hora de pensar no tempo de vida do seu aparelho, e é aí que a certificação MIL-STD-810 mostra seu valor.

O que é a certificação MIL-STD-810?

Certificação MIL-STD-810G

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como cuidar do seu notebook, é hora de aprender sobre a certificação MIL-STD-810 (Military Standard, em inglês). Posto de maneira bem simples, ela é uma certificação por autoridades militares dos Estados Unidos atestando a resiliência do item em questão e vem sendo desenvolvida desde a década de 60.

Com um documento que vem sendo atualizado desde sua criação e que conta com mais de 800 páginas em sua atual versão, essa certificação é usada na produção de itens de muitos tipos diferentes, não só em equipamentos militares. Equipamentos eletrônicos são só um dos casos de produtos comerciais que vem se usando dessa certificação para atestar sua qualidade, dentre eles você pode encontrar tanto celulares como notebooks. Esse é o caso de toda a linha ThinkPad da Lenovo.

A intenção por trás dos diversos testes contemplados pela certificação é garantir que o equipamento aguente diversas situações adversas de estresse. Para que você entenda melhor, aqui vão alguns exemplos de testes de resistência contemplados pela MIL-STD-810: resistência à pressão atmosférica, secura do ambiente, poeira e areia, umidade, fungus, vibração, impacto, aceleração, fogo, etc.  Ao todo são mais de 20 testes ao qual se pode sujeitar um equipamento para obter a certificação.

Esses testes são todos cientificamente embasados, como sua monumental documentação atesta, e realizados em laboratórios por equipes profissionais, que inclusive adequam os testes para o objeto em questão. Afinal de contas, a resistência do seu notebook não precisa ser exatamente a mesma de um capacete militar, não é mesmo?

É importante pontuar que nem todo equipamento é sujeito a todos os testes, isso é algo que vai do fabricante e varia de item para item.

ThinkPad da Lenovo, notebooks certificados

Já faz um bom tempo, desde 2007, que a Lenovo começou a usar alguns dos testes da MIL-STD-810 para certificar os seus produtos, e esse é o caso com toda sua linha ThinkPad de notebooks. 

Essa linha de notebooks Lenovo tem 12 certificações diferentes da MIL-STD-810 e passou por 20 testes diferentes para obter essa certificação. Quer ver exatamente quais as certificações e ao que os notebooks ThinkPad foram submetidos para adquirí-las?

01. Umidade: Nesse teste os notebooks são sujeitos a umidade do ar de 91-98%, sob uma temperatura de 30-60ºC.

02. Baixas temperaturas: Aqui eles aguentaram ficar congelados em temperaturas de até -20ºC por mais de 72 horas.

03. Altas temperaturas: Eles também tiveram que aguentar trabalhar por pelo menos 8 horas seguidas sob temperatura de 43ºC e ser armazenado por pelo menos 72 horas sob 63ºC.

04. Teste de areia e poeira: Já aqui, foram submetidos à poeira de sílica de malha 140 durante ciclos de 6 horas e à areia de silica durante ciclos de 90 minutos.

05. Alta vibração: Para essa certificação eles foram sujeitos a múltiplos testes tanto funcionando quanto desligados.

06. Choque mecânico: Os notebooks também aguentaram alta aceleração e pulsos de choque repetidos mais de 18 vezes.

07. Alta altitude: Para esse teste eles tiveram de funcionar em altitudes de até 15000 pés, ou aproximadamente 4600 metros.

08. Choque de temperatura: Aqui os notebooks da linha ThinkPad foram sujeitos a oscilações de temperatura entre -20ºC e 60ºC durante três ciclos de duas horas cada.

09. Radiação solar: Nesse teste eles tiveram de aguentar sete ciclos de 24h simulando radiação UV.

10. Fungos: Fungos também não são um problema, já que os notebooks aguentaram passar 28 dias sujeitos a fontes comuns de fungos.

11. Atmosfera explosiva: Nesse teste ficou provado que eles aguentam estar em ambientes cheios de gás combustível.

12. Vibração em navio: Este último teste fez os notebooks aguentarem vibrações de 4 a 33Hz durante duas horas consecutivas.

É bastante coisa, né? Tudo isso para garantir a segurança dos seus equipamentos, não só no dia-a-dia comum de um escritório, mas também em situações adversas das mais diversas, comuns ou incomuns. A linha ThinkPad oferece produtos robustos e que prometem aguentar muita coisa, que nem esse teste extremo com líquidos:

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica que oferece soluções de ponta a ponta, inclusive hardware de qualidade como os notebooks ThinkPad da Lenovo. Estamos preparados para ajudar a sua empresa ou instituição a alcançar os seus objetivos através da transformação digital. Venha conhecer alguns dos nossos produtos e soluções tecnológicas falando com os nossos especialistas.