Já estamos em 2020, quase uma nova década, se quisermos seguir à risca as regras de contagem de anos, embora muitos considerem que ela já tenha começado.

Pensando nessa data tão marcante, resolvemos fazer um levantamento de algumas das tendências tecnológicas mais relevantes para esse novo ano que se inicia:

1. Inteligência Artificial

Todos sabemos o que é Inteligência Artificial, certo? Há pouco mais de dez anos, embora ela já fosse uma ideia concreta na comunidade científica, seria fácil legar esse conceito ao campo da ficção científica. Agora, em pleno 2020, as coisas já se aceleraram e o desenvolvimento nesse campo está caminhando a passos largos.

Já podemos encontrar no nosso dia a dia alguns exemplos concretos disso, seja nos cada vez mais comuns chatbots, seja em assistentes virtuais como a Alexa (da Amazon), a Siri (da Apple) ou o Google Assistant, dentre vários outros que já existem por aí ou que estão em desenvolvimento (que parecem ser vários, como o número de startups envolvidas com isso indica).

O futuro dessa área promete trazer ganhos em muitas áreas tanto para empresas quanto para indivíduos. No caso das primeiras, o uso de inteligências artificiais vai permitir aumentar sua produtividade, ajudar com sua transformação digital ou melhorar o engajamento de clientes.

Um dos conceitos que vale destacar dentro desse abrangente tema é o de Data Learning. Mas do que se trata isso?

Data Learning é quando uma Inteligência Artificial é usada para coletar e analisar data, com direito a mudanças e atualizações em tempo real. A gente não precisa nem dizer que a capacidade de uma I.A. bem programada para realizar essa tarefa é infinitamente superior a de uma ser humano comum, né? Por isso, levando em conta a crescente importância da Big Data, essa é uma ferramenta que promete trazer muito mais informação para os tomadores de decisão nas mais diferentes situações.

A Automação é outro conceito que já está virando realidade, e não estamos falando apenas do já comum uso de robôs em fábricas. Aqui estamos tratando de uma I.A. capaz de tomar decisões baseadas naquilo que ela observa e “experiencia”, com usos que vão desde análises – e possivelmente até interações – em mídias sociais e áreas de marketing, até em sistemas de segurança. Tudo isso passando por algo essencial para esse campo, o tal do Machine Learning, capacidade da I.A. de ir melhorando a si mesma através de suas experiências.

2. Expansão da Internet das Coisas (IoT)

IoT já é um conceito em voga há algum tempo e conforme a tecnologia avança com soluções como Wi-Fi e Bluetooth, para falar só das mais difundidas, é cada vez mais comum vermos objetos inteligentes, ou smart, se espalhando pelas nossas vidas.

A capacidade desses objetos de conversarem com aplicativos que podem, por exemplo, permitir a você controlar o seu forno na hora em que você está saindo do trabalho, já é algo que podemos encontrar por aí, mas a tendência é que isso tudo se expanda ainda mais.

Em 2020 a Internet das Coisas deve alcançar ainda mais pessoas, se tornando mais e mais presente em nossas vidas e em objetos cotidianos. Além disso, esses objetos inteligentes que conversam com seus aplicativos, por exemplo, não demorarão muito para passarem a conversar uns com os outros, coordenando e compartilhando informações entre si, de forma a agirem em conjunto.

3. Computação Quântica

Você com certeza já ouviu falar de Física Quântica, não é mesmo? Mas e Computação Quântica, você sabe o que é isso?

2020 é o ano em que essa tecnologia deve começar a se difundir, com novos e grandes projetos surgindo por aí. A Computação Quântica é, posta de maneira simples, uma tecnologia que nos permitirá construir super computadores de uma maneira muito mais compacta. Mas não só isso, eles também serão muitíssimo mais potentes do que seus antepassados com processadores comuns, e isso mesmo ao considerarmos os grandes clusters científicos usados por universidades e outras grandes instituições.

Para explicar de uma maneira bem simples, toda a troca e processamento de informações eletrônica são feitos através de “0”s e “1”s, assim como na linguagem binária. Um determinado encadeamento desses dois números vai ser responsável por transmitir uma determinada informação. Porém com a Computação Quântica, similarmente ao experimento do Gato de Schrödinger, que está ao mesmo tempo vivo e ao mesmo tempo morto, um mesmo valor pode ao mesmo tempo ser “0” e “1”, assumindo a função de qualquer um dos dois conforme o necessário.

A Microsoft, com a sua plataforma Azure, já está com alguns projetos nesse campo, que você pode checar aqui no site deles. Já o Google diz ter conseguido construir o seu primeiro supercomputador quântico funcional, embora ele ainda não ofereça muita variedade em termos do que pode realizar.

4. Realidades Virtual e Aumentada (VR e AR)

Quem aí se lembra daquele clássico do cinema de terror/ficção ciêntifica do começo dos anos 80, Videodrome? Pois é, poderíamos dizer que aquela é uma versão ficcional e (bastante) exagerada da ideia por trás das Realidades Virtual e Aumentada, que já estão por aí faz um tempinho.

Hoje em dia, já é possível ter experiências com Realidade Virtual na sua própria casa, como com um Oculus Rift, mas isso ainda é raro. Porém 2020 é o ano que promete trazer para nós a expansão dessas tecnologias, tornando-as mais comuns na nossa vida cotidiana. Isso fará com que muitas empresas se voltem para esse campo, sejam startups ou empresas já consolidadas dos mais variados ramos (com um forte foco no entretenimento). Por exemplo, você sabia que existe uma série em VR de Star Wars? Ou que já existem aeroportos que implementaram soluções de AR para auxiliar seus usuários?

Com certeza vale ficar de olho no que vem por aí, pois o potencial para essas tecnologias é quase infinito, seja no ramo que for.

5. Blockchain e Cibersegurança

Conforme a tecnologia avança novas brechas de segurança surgem, por isso o tema da cibersegurança continua sendo algo extremamente relevante e ao qual todos devem prestar atenção. Um dos conceitos mais importantes para 2020 é o de Blockchain, uma tecnologia de proteção de dados que surgiu lá com a criação da Bitcoin.

Posto de maneira simples, Blockchain é informação imutável e decentralizada. Informação que não é administrada por nenhuma entidade individual, mas sim por uma grande rede de computadores conectados entre si na base do peer-to-peer. Ela é transparente, descentralizada e democrática, algo que remete ao sonho dos anos 80 e 90 de uma internet livre e sem controle, mas voltada aqui para a segurança das pessoas.

Você, muito provavelmente, já usou aplicativos que se usam de Blockchain e nem sabe disso. Quer um exemplo? O Spotify usa a tecnologia na parte do licenciamento de suas músicas com os artistas.

Agora resta ver o que mais farão com essa, e outras, tecnologias que estão surgindo por aí. Já existem problemas novos como o Deepfake, que ameaça não apenas a vida pessoal dos indivíduos, mas até governos e processos democráticos, então a corrida por soluções para esses novos tipos de ameaça com certeza já está em curso.

* * *

Essas são apenas algumas das muitas mudanças que estão caminhando em nossa direção, existe muita coisa sendo desenvolvida por aí, resta a nós ficarmos atentos para que essas tecnologias sejam usadas em prol do bem comum e não o contrário. Cibersegurança é um campo extremamente importante e em constante expansão, assim como outras tecnologias.

Sobre a GRVPPE

A GRVPPE é uma empresa tecnológica focada em soluções para empresas. No campo de segurança da informação nós somos parceiros da Fortinet, uma das mais tradicionais empresas do ramo de cibersegurança. Venha conhecer um pouco mais sobre suas soluções e como se manter protegido em 2020 aqui no nosso site.