Business Intelligence e Big data são dois conceitos que, apesar de lidarem com dados e estratégias e até usados de forma complementar, são distintos, embora muitas vezes são confundidos.

Big Data

Um conceito novo, definido como uma estrutura organizacional que trata de grandes volumes de dados com alta velocidade e por meio de diferentes formatos.

É a capacidade de gerar, captar e processar dados, muitas vezes em tempo real, sem ter a preocupação com exatidão e com foco apenas no processamento de dados.

A quantidade de dados acumulados entre pessoas, robôs e ferramentas é imensa e ainda assim, nem todos são relevantes. Portanto é necessário que sejam separados, refinados e analisados. Esse processo é chamado de Big Data Analytics, que por sua vez, necessita do auxílio de ferramentas de Business Intelligence.

Business Intelligence (BI)

O BI está focado não só na coleta, mas na organização, transformação e disponibilização de dados.

Por meio de um sistema de gestão, os fluxos de dados são importados e transformados em informações com base de dados concretos e bem estruturados que, por sua vez, auxiliam nas tomadas de decisões ao:

  • Permitir a análise preditiva de forma rápida;
  • Fornecer insights e tendências.

Em suma, pode-se dizer que o Business Intelligence está mais relacionado a ação feita com a coleta de dados do que com a captação de dados em si, auxiliando as empresas a colocarem planos de ação em prática.

Como resultado, o grande benefício do BI é auxiliar as organizações a:

  • Reduzir custos;
  • Organizar processos de forma sistemática;
  • Economizar tempo;
  • Realizar processos produtivos.

Tanto o Big Data como o Business Intelligence lidam com dados, no entanto, enquanto um captura (Big Data), o outro transforma esses dados em ações positivas para as empresas (BI).

 

Não perca tempo, potencialize sua gestão empresarial. Clique aqui e confira as soluções oferecidas pela Grvppe!