O que é ERP e para que serve?

O que é ERP e para que serve?
[:pt]

O que é ERP e para que serve? Por que o ERP aumenta a eficiência organizacional?

1- O que é ERP e para que serve?

O que é ERP e para que serve? O Sistema ERP, cujo significado em inglês denomina-se Enterprise Resources Planning, é um software que tem por objetivo organizar a gestão de recursos de uma determinada empresa e torná-los mais eficazes, auxiliando e orientando as organizações nas tomadas de decisões, táticas e estratégias.

O sistema ERP tem como uma de suas principais tarefas diminuir custos, oferecer um maior controle e aumentar a produtividade em todas as operações diárias em que uma empresa está envolvida. Isso tudo define o que é ERP, um sistema de gestão empresarial.

O Sistema ERP representa uma forma de otimizar e unir os diversos departamentos os quais uma organização é composta e com isso definir um rumo a ser seguido em sua gestão empresarial, para que as partes executem seus trabalhos em sincronia.

Outro fato importante o qual define o que é um Sistema ERP é a diminuição da probabilidade de ocorrência de erros internos que prejudiquem o desenvolvimento da empresa, facilitando também a comunicação e o gerenciamento de informações onde estão presentes dados essenciais para operações tais como: gestão contábil, gestão financeira, vendas e inventário.

2- O que é ERP: Para que serve?

o que é erp e para que serve

O que é ERP e para que serve? Uma empresa é composta por inúmeras funções, responsabilidades e compromissos a serem planejados e executados por todos os setores e equipes, os quais devem ser cumpridos em seus devidos prazos, de forma organizada, com o objetivo de executar a sua gestão empresarial com excelência.

As organizações possuem, cada vez mais, necessidade de otimizar a sua gestão empresarial e buscar soluções efetivas, a curto prazo, com o objetivo de executar estratégias mais assertivas que superem a concorrência e conquiste novas oportunidades e novos mercados.

Além disso, é importante ressaltar que o sistema ERP possui uma enorme capacidade para gerenciar dados e informações importantes em um único sistema integrado, composto por diversas ferramentas e relatórios de performance relevantes que irão auxiliar e direcionar o melhor caminho para a sua tomada de decisões.

Em resumo, um sistema ERP é uma plataforma desenvolvida para organizar a sua gestão empresarial e deixar sob controle funções, como por exemplo, contas a pagar, contas a receber, vendas e pedido, folha de pagamento, controle de estoque e outras funções, de maneira que haja a diminuição considerável de erros internos e com isso simplificar os processos operacionais de uma organização.

3 – O que é ERP e para que serve: Como o software é dividido

o que é erp e para que serve

O que é ERP e para que serve? – O Sistema ERP é uma plataforma dividida em módulos, ou seja, trata-se da organização do conjuntos de funcionalidades responsáveis por ditar o ritmo e o andamento de processos empresariais.

Em vista disso, podemos afirmar que existem dois pontos de vistas a serem considerados na visão geral de um sistema ERP modular: o ponto de vista departamental e o ponto de vista por segmento.

Quanto ao ponto de vista por departamento, podemos dizer que se refere à divisão de departamentos existentes em uma determinada empresa e suas respectivas funções, tarefas e responsabilidades, todas agrupadas em um único modulo, o que facilita o acesso às informações e permite um maior controle das atividades realizadas, além de limitar o acesso somente a pessoas autorizadas.

No que se refere ao ponto de vista por segmento, trata-se da divisão de tarefas de acordo com cada necessidade existente por segmento em uma empresa, de maneira que o usuário encontre rapidamente o que precisa, direcione e organize as suas atividades de maneira precisa e sem perda de tempo.

Agora, apresentaremos para vocês os 3 principais tipos de módulos existentes em um sistema ERP:

1# Módulos operacionais: São módulos que fazem parte das atividades diárias de sua gestão empresarial e variam de acordo com o segmento de atuação.

Os principais são:

Gestão Contábil

Gestão de estoque

• Gestão de custos

• Gestão da qualidade

• Faturamento

• Planejamento e controle de produção

• Recursos Humanos

• Gestão financeira

• Armazenagem e distribuição

• Gestão de contratos

• Gestão de frotas

• Livros Fiscais

2# Módulos Táticos: Os módulos táticos se referem a setores específicos de mercado, os quais são conhecidos da mesma forma por verticais.

Podemos citar entre eles:

• Comércio Exterior

• Gestão Educacional

• Plano de Saúde

• Gestão de Transportadora

• Automação Comercial

• Gestão de Acervo

3# Módulos Estratégicos: Esse módulo compreende todas as tarefas destinadas à inteligência de negócio, responsável por gerenciar todas as informações relevantes para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Entre eles, estão:

• Gestão de Cadeia de Suprimentos

• Gestão de Indicadores

• Gestão do Tempo

• Gestão de Processos

• Gestão do Conhecimento

• Gestão de Relacionamento com os clientes

4- O que é ERP e para que serve: Como funciona um Sistema ERP?

o que é erp e para que serve

O que é ERP e para que serve? – Primeiramente, é importante dizer que um Sistema ERP é estruturado em camadas, cada uma com as suas respectivas responsabilidades. A primeira camada compreende as funcionalidades oferecidas pela própria interface do programa.

No que se refere à segunda camada de um Sistema ERP, podemos dizer que trata-se do banco de dados da empresa, utilizado para armazenar o software.

Já a terceira camada, é constituída pelo esquema de códigos fonte e informações de Sistema que são responsáveis pelo seu funcionamento.

E por último, mencionamos a quarta camada, a qual é responsável por armazenar o Sistema operacional utilizado para funcionar o software.

O funcionamento de um Sistema ERP é baseado em todas as necessidades apresentadas por uma determinada empresa, separando funções por meio de diversos módulos (leia mais acima) que organizam os diversos setores de uma organização.

Assim sendo, um Sistema ERP tem por objetivo também, facilitar a execução de tarefas empresariais rotineiras, automatizar processos, assim como permitir a economia de tempo ao executar o planejamento de gestão empresarial e um foco mais preciso, com as informações necessárias para elaborar estratégias mais efetivas.

5- O que é ERP e para que serve: Quais as vantagens?

o que é erp e para que serve

O que é ERP e para que serve? – O principal objetivo de um Sistema ERP é organizar todas as informações importantes de uma empresa para o desenvolvimento de uma gestão empresarial promissora.

Em vista disso, podemos dizer que esse é o primeiro ponto a ser considerado como vantagem. As empresas necessitam, cada vez mais, obter informações precisas de maneira dinâmica, com insights em tempo real, para conquistar novos mercados, obterem sucesso com os seus negócios e principalmente, superar a concorrência.

Vamos agora separar por partes e apresentar quais são os principais benefícios tangíveis e intangíveis de um Sistema ERP.

Benefícios Tangíveis

O que é ERP e para que serve? – Além de organizar informações, outra vantagem é o fato de um Sistema ERP ser flexível e se adaptar prontamente às mudanças e necessidades da empresa, sem comprometer a sua gestão empresarial e processos de negócios, desde que esteja bem configurado.

Além disso, um Sistema ERP diminui consideravelmente o risco da ocorrência de fraudes internas e falhas em processos internos, pois as organizações têm acesso rapidamente ao que precisam e possuem controle de todas as suas ações e prazos para o cumprimento de tarefas.

Com tudo sob controle, a sua empresa torna-se mais produtiva e há uma diminuição com relação ao custo de mão de obra de TI e uma padronização de informações que permitem tomadas de decisões mais assertivas, com base em relatórios de performance em tempo real.

Podemos citar também a redução do desperdício de recursos e um melhor relacionamento com fornecedores, tornando-se totalmente possível desenvolver tratativas mais agéis, com total controle sobre as demandas.

Benefícios Intangíveis

O que é ERP e para que serve? –  É importante ressaltar os benefícios que não conseguimos mensurar mais que são importantíssimos e fazem a diferença para a gestão empresarial.

Vamos analisar: Com o uso deste tipo de solução empresarial, um gerente se isenta de responsabilidade pelo controle de questões tributárias e fiscais, agora totalmente gerenciadas pelo próprio Sistema ERP.

Outro fato bastante relevante, é o que se refere à grande facilidade e precisão na troca de informações entre os funcionários da empresa, o que reduz prazos e constrói uma gestão de negócios mais efetiva.

Como gera uma alta gama de informações e relatórios, trabalhos manuais e operacionais, como por exemplo, controles manuais, planilhas, anotações e retrabalho de dados, não são mais necessários e faz com que haja tempo livre para se preocupar com a resolução de outras questões importantes.

Com a agilidade nos processos empresariais, a empresa apresentará também uma grande melhora no seu relacionamento com os clientes, por conseguir se antecipar aos mesmos e elaborar estratégias mais focadas de acordo com suas necessidades e seus comportamentos.

6- O que é ERP e para que serve: Como escolher um Sistema ERP?

Para responder a essa pergunta, primeiramente precisamos saber quais soluções buscamos para a gestão empresarial e automatização de processos, com o objetivo de conquistar eficiência e competividade no mercado.

Assim, é necessário que as empresas priorizem a elaboração de um planejamento para verificar as suas próprias necessidades e escolher com sabedoria qual o melhor Sistema ERP para solucionar a gestão empresarial, com as características que melhor se adaptam ao seu modelo de negócio.

 

Saiba o que é um servidor de armazenamento em nuvem e quais os seus benefícios: www.grvppe.com/armazenamento-em-nuvem/

 

Portanto, faça um levantamento a respeito das vantagens, benefícios e funcionalidades que cada Sistema ERP pode oferecer e quais são os seus pontos fortes e pontos fracos, assim como uma pesquisa de preços, com o objetivo de adquirir o software com o melhor custo-benefício e o que trará resultados mais expressivos para a sua empresa.

É importante verificar também, o grau de complexidade de processos o qual a sua empresa está inserida. Se a sua organização é composta por vários setores, isso significa que será necesssário implantar um Sistema ERP com vários módulos e com uma quantidade maior de ferramentas para gestão empresarial, por exemplo.

Não perca tempo e dê um rumo para a gestão empresarial. Confira as soluções oferecidas pela Grvppe e entre em contato conosco. Temos a solução que você precisa!

o que é erp e para que serve
[:]
(Visited 163 times, 1 visits today)
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *