Como aumentar o índice de rentabilidade da sua empresa?

Como aumentar o índice de rentabilidade da sua empresa?

Esse é um dos pontos que mais preocupam os gestores para manter os seus negócios em ritmo de crescimento e alto índice de rentabilidade.

Muitas empresas não possuem um planejamento definido e bem estruturado, metas e processos bem definidos, o que as fazem tomar decisões precipitadas e que não chegam a lugar algum.

Outro grande problema é o fato de as organizações não terem conhecimento a respeito do público alvo que almejam atingir, o que dificulta, e muito a elaboração de estratégias e táticas para alavancar os seus negócios.

Outro erro muito comum, é o fato de que as empresas não conhecem os seus verdadeiros problemas e necessidades e “atiram para todo o lado”, utilizando estratégias agressivas que não surtem nenhum efeito.

É com o objetivo de esclarecer dúvidas e direcionar um rumo para a sua empresa que escrevemos esse post. Vamos, a seguir, discutir algumas questões que podem estar obstruindo o caminho da sua organização rumo ao crescimento dos índices de rentabilidade.

1- Índice de rentabilidade: Saiba quais são os problemas e necessidades do seu mercado

Um erro grave cometido pelas empresas, é o fato de não conhecerem quem realmente é o seu público-alvo, o seu nicho de mercado e qual o perfil de público alvo a ser trabalhado para a geração de novas oportunidades de negócios e aumento do índice de rentabilidade.

Mas quem é o meu público alvo? Como faço para descobrir essa resposta?

Existem formas eficazes para descobrir qual o target que devemos atingir para aumentar o índice de rentabilidade, entre elas a abordagem através da utilização de pesquisas de mercado.

Com essa técnica, é possível elaborar perguntas para obter informações fundamentais como quais as principais necessidades do seu público, quais os principais problemas enfrentados por eles, quais as soluções que buscam para resolver os seus problemas, etc.

Além disso, você deve conhecer como funciona o seu mercado e estar antenado com as transformações que agitam e ditam as regras do seu segmento de atuação e ter ciência de quais são os melhores fornecedores e canais de venda para negociações, com o objetivo de aumentar o índice de rentabilidade.

2 – Índice de rentabilidade: Saiba segmentar o seu público alvo

Ao descobrir as principais informações do seu mercado (como ele funciona, tipos de público alvo, canais de venda mais efetivos, etc), agora devemos organizar as informações obtidas por meio de relatórios e estudos e definir detalhadamente quem é o nosso público alvo, e como trabalhar para atingí-lo de maneira efetiva.

Para a execução dessa difícil tarefa, é necessário saber quais as características do seu comportamento, suas principais necessidades e problemas enfrentados em seu dia-a-dia.

Além disso, é importante explorar as suas principais informações e explorar todo o seu potencial, com dados referentes a sexo, faixa etária, interesses, país e cidade de residência, etc.

Com isso, será possível realizar estratégias de marketing e negócios agressivas, explorar as principais características de seus clientes potenciais e aumentar o seu índice de rentabilidade com confiança e precisão.

3 – Índice de rentabilidade: Ofereça vantagens, ofertas e programas de fidelidade

Essa é uma maneira de aumentar o índice de rentabilidade bastante recomendada e benéfica para a sua empresa e para seus clientes.

E, não há nada melhor do que oferecer vantagens para que o seu cliente fique engajado nos seus produtos e na sua marca e construa um importante relacionamento com o mesmo.

Assim sendo, o seu cliente terá benefícios imediatos ao aproveitar uma oferta ou uma vantagem oferecida pela sua empresa e ainda por cima terá benefícios melhores ao longo de um programa de fidelidade, fato que permite agregar valor à sua marca e a seu cliente, simultaneamente.

4 – Índice de rentabilidade: Faça uma avaliação dos seus investimentos

Essa é uma questão a qual devemos sempre estar atentos e agir cuidadosamente para obter o seu controle.

A análise financeira do seu negócio permite verificar o que funciona, quais caminhos estão sendo produtivos para a saúde do seu índice de rentabilidade, ou se devemos rever esses gastos e reduzir custos.

No caso de gastos em Marketing, por exemplo, é extremamente necessário realizar uma análise financeira e identificar se os seus investimentos financeiros estão realmente surtindo efeito, além de identificar em quais canais de relacionamento e vendas possuímos mais resultados e retorno de investimento (ROI).

5 – Índice de rentabilidade: Avalie o cenário econômico e verifique o potencial da sua empresa

Como o cenário econômico brasileiro é totalmente imprevisível e enfrentamos uma dura situação de recessão econômica, torna-se extremamente necessário realizar uma análise financeira e estar atento a como e onde estamos aplicando os nossos investimentos financeiros.

Nessse tipo de situação, é recomendável focar o planejamento e o desenvolvimento  de estratégias para aumentar o índice de rentabilidade que permitem uma maior aproximação com o seu cliente.

Assim sendo, foque em estratégias que permitem melhorar o relacionamento com o seu cliente, priorize a redução de custos detectando os investimentos financeiros essenciais, onde inovar e caso a sua empresa não possua, aposte na implantação de um Sistema CRM para transformar a performance do seu time de vendas, com foco no aumento do índice de rentabilidade.

6 – Índice de rentabilidade: Aumente a produtividade da sua equipe

Essa não é uma tarefa fácil, mas se for realizada de maneira detalhada, realizando um estudo aprimorado dos processos empresariais e com isso definir o que pode ser melhorado para aumentar o índice de lucratividade.

Para isso, é necessário priorizar os funcionários da sua empresa, o que representa uma ótima forma para desenvolver esse processo e consequentemente aumentar o índice de lucratividade.

Assim sendo, realizar campanhas de motivação, distribuir recompensas por metas cumpridas e oferecer capacitações para desenvolver o potencial de cada membro de sua equipe são ótimas estratégias para engajar os seus funcionários e aumentar a produtividade da sua equipe.

Além disso, é importante diminuir a ocorrência de erros e retrabalhos em seus processos internos. Essa é uma questão que custa tempo e dinheiro e possui uma relação direta com a diminuição do índice de lucratividade da sua empresa.

7 – Índice de rentabilidade: Implemente um Sistema ERP para executar a gestão empresarial

Uma empresa é composta por muitos departamentos, o que quer dizer que existem muitos processos e atividades a serem desenvolvidos e uma grande quantidade de informações para gerenciar, movimentar e armazenar.

Com o objetivo de tornar esse processo mais eficiente, organizado e econômico, a implantação de um Sistema ERP compreende um grande avanço e uma solução bastante recomendada para contribuir com o aumento de seus índices financeiros.

O Sistema ERP, cujo significado em inglês denomina-se Enterprise Resources Planning, é um software que tem por objetivo organizar a gestão de recursos de uma determinada empresa e torná-los mais eficazes, auxiliando e orientando as organizações nas tomadas de decisões, táticas e estratégias.

Tem como uma de suas principais tarefas diminuir custos, oferecer um maior controle e aumentar a produtividade em todas as operações diárias em que uma empresa está envolvida.

(Visited 15 times, 1 visits today)
Please follow and like us:
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *